ARS PICTORICA revê-se no projecto ARS INTEGRATA e é parte integrante do mesmo. É um espaço de livre-pensamento e de debate de ideias, não possuindo vinculação a correntes estéticas particulares, nem filiação clubística, político-partidária, ou de cariz confessional, pelo que não assume qualquer comprometimento com os textos e opiniões expressas no seu blog e naqueles que divulga. Contamos com a vossa colaboração.
Para mais informação ver abaixo ou escreva para:
arspictorica@gmail.com

-

domingo, 24 de janeiro de 2010

ARS PICTORICA (13): Visita à Casa das Histórias de Paula Rego

-

Paula Rego's Story House (2010) / (re)designed by David Zink


No próximo sábado, dia 30 de Janeiro, pelas 14h30, terá lugar uma visita-tertúlia à CASA DAS HISTÓRIAS de PAULA REGO (em Cascais), conduzida pelas Mestres em Teorias da Arte, Elisa Soares (autora de obras de referência sobre os pintores Cruz Filipe e Ricardo Bensaúde) e Teresa d'Orey Capucho (autora da tese: Paula Rego - o desenho como ponto de referência, o desenho como factor de mudança).

Ars Pictorica
convida-vos a participar nesta visita, seja como mero observador ou participante activo na mesma, contribuindo para um diálogo multidisciplinar que se deseja mutuamente enriquecedor.

Entrada livre.

endereço:
Av.ª da República, n.º 300 - 2750-475 Cascais (em frente ao antigo Pavilhão do Dramático, perto do Centro Cultural de Cascais e da Cidadela)

«
Para a pintora o desenho é o ponto de partida, a génese de toda a sua obra plástica. O desenho estrutura a narrativa pictórica, servindo uma larga gama de funções que irão definir as diferentes formas com que se apresenta, para finalmente se separar sob a forma de desenhos preparatórios.

Veremos nesta exposição os vários tipos de desenho que Paula Rego utilizou para as suas narrativas: o desenho informal "dubuffetiano", onde os títulos adquirem um carácter irónico em relação á sociedade. A colagem da época "Pop" onde o desenho torna-se material para as obras, onde é reciclado, mutilando-os e ordenando-os sobre a tela. O desenho a pincel directamente sobre a tela: na série "Operas" onde o pincel actua sobre o suporte papel, paleta reduzida e figuras resolvidas em ideogramas ordenadas de cima para baixo e da esquerda para a direita por vezes da direita para a esquerda reforçando o sentido de escrita. A partir dos anos oitenta encontramos nova viragem, marcando o início da utilização do desenho como método de trabalho, nos desenhos preparatórios. Este método clássico reclama a definição do plano horizontal, a entrada das sombras, e a perspectiva.

Veremos a escolha final pelo médio pastel sobre papel, onde o gesto de desenhar e o gesto de colorir são simultâneos. Estes trabalhos, pela sua escala, riqueza e modelação cromática, são desenhos que se podem confundir com a pintura.

O caminho percorrido desde o minimalismo dos primeiros desenhos até ao barroquismo dos trabalhos a pastel, demonstram como Paula Rego sendo uma pintora, é de facto pelo desenho que se afirma definindo o seu carácter.»

Teresa D'Orey Capucho





links:
biografia, in:
-

Sem comentários:

From Science & Art / Jorge Castro (poem) & David Zink (music)

Rei / Jorge Gonçalves (design) & Rui Zink (script)