ARS PICTORICA revê-se no projecto ARS INTEGRATA e é parte integrante do mesmo. É um espaço de livre-pensamento e de debate de ideias, não possuindo vinculação a correntes estéticas particulares, nem filiação clubística, político-partidária, ou de cariz confessional, pelo que não assume qualquer comprometimento com os textos e opiniões expressas no seu blog e naqueles que divulga. Contamos com a vossa colaboração.
Para mais informação ver abaixo ou escreva para:
arspictorica@gmail.com

-

domingo, 21 de fevereiro de 2010

ARS PICTORICA (14): Bartolomeu Cid dos Santos & Going South at the CAMB


In-printed visions of Bartolomeu (2010) / Bart. (re)designed by David Zink


BARTOLOMEU REVISITADO NO CAMB


No próximo dia 18 de Abril de 2010, pelas 15h, Ars Pictorica promove uma "visita-tertúlia" à Exposição da obra de Bartolomeu Cid dos Santos (1931-2008), que se encontra patente no CAMB - Centro de Arte Manuel de Brito (sediado no Palácio Anjos, em Algés, muito próximo da estação de comboios, frente ao jardim).

Esta iniciativa, que tinha sido prevista para o dia 21 de Março, foi adiada por nesta data se celebrar o Dia Mundial da Poesia, ficando assim por justa causa marcada para meados do mês de Abril, no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, aprovado pela UNESCO.

Trata-se de uma exposição a não perder, daquele que é talvez um dos melhores gravadores que o século XX viu surgir e, sem dúvida um dos mais significativos artistas portugueses de renome mundial.

A visita será "pivoteada" pela Mestre em Teorias da Arte, Elisa Soares, mas à semelhança das propostas anteriores outros contributos multidisciplinares são esperados e, sobretudo, conta-se que a expressão de pontos de vista diferentes seja estimulada.


Pode inscrever-se desde já (como participante activo ou passivo, sendo que em qualquer dos casos as inscrições são gratuitas). E, para aqueles que o desejarem, a visita prolongar-se-à por um jantar tertúlia num restaurante da zona. Basta enviar um e-mail para arspictorica@gmail.com

Links:




-

4 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Bom dia;

Vou divulgar no 'Oeiras Local'.

IM

Isabel Magalhães disse...

Gostei imenso. A visita foi muito interessante e decorreu da melhor forma.

Votos de uma boa continuação.

IM.

ARS PICTORICA disse...

Obrigado, Isabel, foi um prazer poder contar consigo a alimentar a tertúlia, e esperamos que se possa repetir.

ARS PICTORICA disse...

Ars Pictorica, agradece a frutificante presença de todos nesta muito enriquecedora tertúlia, que contou com o estímulo de novos aderentes e algumas surpresas.

Permitam-nos também um agradecimento muito especial aos mestres Elisa Soares que foi um excelente "pivot", pela sua pertinente e informada apresentação da obra de Bartolomeu Cid dos Santos, e a Madeira Luís que, com a sua experiência de investigador e coleccionador de méritos reconhecidos e a quem o País tanto deve, nos trouxe também o seu apport de profundo conhecedor da arte da gravura e da obra do artista em causa. Foram 3 horas que se passaram sem darmos por isso, e que se teriam prolongado não fosse o soar da hora de encerramento.

Last but not least, um especial agradecimento ao CAMB, pelo excelente acolhimento dos participantes nesta visita e merecidos parabéns pela excelente montagem da exposição, naquele que consideramos ser um dos mais interessantes espaços de acolhimento de artes plásticas (e não só) em Portugal.

From Science & Art / Jorge Castro (poem) & David Zink (music)

Rei / Jorge Gonçalves (design) & Rui Zink (script)